Diretrizes para autores

Diretrizes para Autores

Apresentamos a seguir os procedimentos e normas técnicas que devem ser seguidos para apresentação dos textos à ConSensu:

1 – Submissão
Os artigos deverão ser encaminhados exclusivamente por meio do e-mail: revistaconsensu@uespar.edu.br cujas instruções se encontram disponíveis neste site.
2 – Tipos de textos aceitos para a Revista ConSensu:
2.1 Artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada. Devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados.
Devem ser temas de relevância para a área de Educação.
3 – Normas para submissão de artigos
3.1 Idiomas: os artigos deverão ser redigidos em português.
3.2 Autoria: 
3.2.1 O número de autores por artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas. 

3.2.2 A identificação de autoria do artigo deve ser removida assim como devem ser retirados do texto todos os nomes de autores, grupos de pesquisa e de instituições. 
3.2.3 Todos os autores do artigo devem ser identificados e encaminhados em outro arquivo, com dados como: Nome; instituição e formação.
3.3 Os originais deverão ser encaminhados em arquivo formato Word, digitados em espaço 1,5, com limites de 10 a 15 páginas. (A extensão do artigo inclui título, resumo e as palavras-chave, nos dois idiomas)

3.4 Fonte: a fonte utilizada deverá ser a Arial, em corpo 12 para o texto, em corpo 10 para as citações destacadas e em corpo 8 para as notas de rodapé;

3.5 Título: o título do artigo deve ser breve (máximo de 200 caracteres com espaço), específico e descritivo, contendo palavras representativas do seu conteúdo, e vir, também, traduzido para o inglês;
3.6 Resumos: os artigos deverão ter, obrigatoriamente, resumos informativos em português e inglês, com até 250 palavras. 
3.6.1 Os resumos devem conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais, tais como:
a) Descrição – indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão, estudo de caso);
b) Objetivo – descreve as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado;
c) Metodologia – descreve a abordagem teórica e/ ou metodológica empregada, as principais técnicas utilizadas, indica as fontes dos dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis;
3.7 Palavras-chave: os artigos devem apresentar palavras-chave e devem vir traduzidas para o inglês.
3.8 Citações: as citações devem seguir as normas da ABNT:
3.8.1 - As citações com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação.
3.8.2 As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10.
3.8.3 A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor do artigo submetido.
3.9 Notas: as notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, que tenham a finalidade de: observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de um texto. As indicações das fontes bibliográficas deverão ser feitas no texto.

3.10 Referências bibliográficas: as referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor; devem ser completas e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6.023.
3.10.1 Quando se tratar de obra consultada on-line, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessado; se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação. 

3.10.2 Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.uespar.edu.br) devem estar ativos e prontos para clicar.
3.11 Siglas: as siglas devem vir acompanhadas do nome por extenso.

3.12 Destaques: o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de itálico, apenas para destacar palavras em língua estrangeira.

4 – Importante
4.1 - A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da editoria da revista.
4.2 - O setor de revisão reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vistas a manter a homogeneidade e a qualidade da revista;

Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação ao item listado a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

Declaração de Direito Autoral
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais.
A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original.


TOP