RESUMO: O objetivo do presente trabalho foi trabalhar a importância de se conhecer o contexto histórico contido na obra de arte A Moça com o Brinco de Pérola para alunos do Ensino Fundamental I, nas aulas práticas de estágio supervisionado do curso de Artes Visuais. Fez-se a apresentação do que ocorria no momento vivido pelo artista Johannes Vermeer, suas técnicas de pintura, materiais utilizados para a composição da obra, mostrando aos alunos a importância da contextualização da arte, segundo a proposta triangular de Ana Mae Barbosa. Trabalhou-se o conteúdo de forma simples e lúdica, a partir de exercícios para colorir, atividades com brincadeiras em grupos e uma contação de história. O conteúdo que compunha a história foi escrito de maneira simples e de fácil compreensão, trazendo-o para a realidade do aluno, a partir de comparações entre a época vivida pelo pintor e o momento atual. A pesquisa utilizada foi de cunho qualitativo, por meio de observação, não tendo o intuito de obter números como resultados.
Palavras-chave: Criança. Resultado. História. Arte. Trabalho.