Resumo: O objetivo deste artigo foi explorar formas de se trabalhar um tema social em sala de aula, por meio da discussão do papel da mulher na sociedade e, para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, bem como a metodologia para o ensino da arte de Ana Mae Barbosa, que se constitui em Ler, Fazer e Contextualizar, e a teoria semiótica de leitura de imagem de Charles Sanders Peirce dividida em primeiridade, secundidade e terceiridade visto que as teorias mencionadas tratam da observação da Arte seguida da reflexão. Pode-se afirmar que os resultados foram positivos, pois o objetivo foi alcançado, na medida em que foi possível comprovar que um tema social pode ser discutido em sala de aula, sem deixar de se abordar o conteúdo científico. Conclui-se, portanto, que a discussão de temas sociais em sala de aula é tão necessária quanto possível, e que tanto a teoria de Peirce quanto a metodologia de Barbosa para o ensino da arte são caminhos seguros a se seguir.
Palavras-chave: Ensino da arte; Leitura de imagem; Mulher na sociedade.